quinta-feira, janeiro 29, 2015

Os 13 instrumentos musicais mais estranhos do mundo

Conheça os instrumentos que são fruto da mistura entre música, criatividade e folclore

A relação entre música e criatividade é antiga e, desde a antiguidade, já deu origem aos mais variados instrumentos musicais. Através do tempo, músicos de diferentes culturas enriqueceram o universo musical criando instrumentos que surpreendem não apenas pela peculiar aparência, mas também pela sonoridade.

Confira abaixo uma lista dos 13 instrumentos mais estranhos da história.
1) Contrabaixo Balalaika
Criado na Rússia do século XVII, este instrumento triangular pode ser tocado com os dedos ou com palhetas de couro. A Balalaika pode ser encontrada na versão prima, seconda, alto, baixo e contrabaixo, a maior de todas.
2) American Fotoplayer
Criado em 1912, o Fotoplayer é uma combinação elaborada de instrumentos de percussão, capazes de imitar desde o som de pássaros cantando até disparos de armas de fogo. Por conta de sua versatilidade sonora, o Fotoplayer é considerado o pai dos sintetizadores modernos.
3) Órgão do Auditório Boardwalk
Devido ao seu tamanho, o instrumento levou três anos para ser construído. Entre 1929 e 1932, a companhia Midmer-Losh construiu o órgão, que conta com sete teclados, 1.235 tabuladores, 35 percussões melódicas, 46 não melódicas, 18 trêmulos, 120 pedais de seleção e seis pedais.
4) Stylophone
Feito em 1967, este mini sintetizador vendeu mais de três milhões de unidades até 1975. Para ser executado, o instrumento contava com uma pequena vareta.
5) Violão Picasso
Criado em 1984, por Pat Metheny e Melinda Manzer, o violão Picasso tem múltiplos braços, 42 cordas e dois bocais. O instrumento levou dois anos para ser produzido.
6) Theremin
Considerado o primeiro instrumento musical eletrônico o Themerin foi criado em 1928, por Leon Theremin (daí o nome do instrumento). Com um som bem diferente o instrumento não necessita de nenhum contato com o executante.
7) Cimbalom
Muito popular entre os ciganos da Hungria, Grécia e de outros países da Europa Central, o Cimbalom ainda é muito tocado por esses povos como parte de sua herança cultural. Ele faz parte da trilha sonora de filmes comoO Senhor dos Anéis e Star Trek III.
8 ) Harmônica de vidro
Em 1762, impressionado com uma apresentação de Richard Pockrichan tocando um instrumento londrino de cristal, o político americano Benjamin Franklin criou a Harmônica de vidro.
9) Crwth
De origem galesa, o Crwth (ou Crowd), data do século XI. Existem apenas quatro originais da época, mas os músicos reproduzem e tocam cópias do instrumento até hoje.
10) O grande órgão de “estalacpipas”, cavernas de Luray, Parque Nacional de Shenandoah, Virginia, EUA
Também conhecido como Litófono, este órgão une a harmonia grega entre a pedra e o som. Elaborado pelo programador do Pentágono Leland W. Sprinkle, o instrumento encontra-se nas cavernas de Luray, cujas propriedades sonoras são conhecidas desde 1878.
11) Ondes Martenot, ou ondium Martenot, ou ondes musicais
Feito em 1928 por Maurice Martenot, este instrumento reproduz notas musicais por meio de variações na frequência oscilatória dos tubos de vácuo. Foi fabricado até 1988 e tocado por músicos como Frank Zappa. O Ondes Martenot também foi utilizado na trilha sonora dos filmes Ghostbusters Amélie.
12) Harpa judia ou gewgaw (berimbau de boca, no Brasil)
O gewgaw tem origem na Ásia e é um dos instrumentos mais antigos do mundo. Para ser tocado, o instrumento deve ser preso nos dentes e pulsado com os dedos. Pode ser feito de metal ou bambu.
13) Piano desenhado para gente que não pode se levantar da cama
A imagem diz tudo sobre o instrumento fabricado em 1935.



Compartilhar

4 comentários :

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *