quarta-feira, janeiro 21, 2015

ARRANJE TEMPO PARA OUVIR TUDO O QUE VOCÊ QUER


Diariamente são lançadas muitas novas músicas de artistas já renomados, e muitas outras de cantores e bandas que estão começando seu caminho nesta área. Existem materiais de excelente qualidade, mas só é possível atestar isso quando conseguimos escutar os lançamentos. Trata-se da velha história, “como saber se é bom ou ruim se não experimentamos?”
Assim, acabamos consumindo muito mais músicas do que somos capazes de digerir, e fica difícil decidir entre aquelas que se encaixam em nosso estilo, que são feitas para tocar nas rádios ou que realmente fazem a diferença em nossas vidas e apresentam inovações.



O CONSUMO DA MÚSICA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Antigamente, para ouvir música, era necessário estar em um concerto ao vivo, o que exigia que a pessoa prestasse total atenção ao que estava ouvindo. Ao contrário do que acontece hoje, os shows não tinham sequer aquela pessoa que passava vendendo bebida e cachorro quente. Quem não gostava do artista ou de sua música nem se dava o trabalho de sair de casa.
Com a invenção do rádio e das vitrolas, impulsionada por um outro invento que mudou a história da humanidade, o telégrafo, a música começou a ser consumida dentro de casa: bastava reproduzir seu disco preferido ou ligar o rádio e escutar uma determinada estação.
A partir da invenção do CD, tudo ficou ainda mais simples, pois a música digital era bem mais fácil de ser tocada ou ouvida. A produção era também mais barata, permitindo o surgimento de muitos artistas, dando origem aos “artistas de um hit só”, que apareciam e pouco tempo depois já sumiam.
O MP3 revolucionou ainda mais a indústria, facilitando o acesso a novas músicas. Atualmente qualquer pessoa pode pegar um violão, gravar sua performance e divulgar o resultado pela internet, gerando excelentes resultados. Como Andy Warhol disse, “no futuro todos serão mundialmente famosos por 15 minutos”, e a internet ajudou essa previsão a se tornar realidade.



COMO DESCOBRIR E SELECIONAR O QUE AGRADA

Em meio a um oceano de opções, podemos ficar em dúvida sobre o melhor lugar para conhecer novos artistas e escolher a música ideal para determinado momento. Alguns aplicativos e web players atualmente fazem uma pré-seleção bem abrangente e atualizada de acordo com o estilo que você procura, além de criar playlists para momentos específicos: desde cozinhar até fazer exercícios físicos na academia. Alguns web players sugerem músicas até mesmo para o momento de fazer uma cirurgia!
A música, mais do que nunca, pode acompanhar o ouvinte em qualquer lugar. Ela está na sua caminhada, dentro dos ônibus, nos carros e até mesmo nos aviões. Com a possibilidade de ouvir a música que você deseja na internet, as rádios estão cada vez mais seletivas ao tocar aquilo que agrada seus ouvintes, deixando de ser o principal meio por onde conhecer novas músicas e artistas.



ONDE OUVIR MÚSICA

Com tantas facilidades disponíveis atualmente, qualquer lugar pode ganhar uma trilha sonora. Além de programas clássicos, como em bares que cedem espaço para artistas apresentarem seus trabalhos, muitas vezes acompanhados apenas de um violão, qualquer situação pode receber um acompanhamento musical.
Descubra a sua mídia preferida: rádio, CD, vinil ou MP3, e explore todos os meios e materiais que você tem ao alcance. No meio online, você tem ainda a facilidade de pesquisar e saber mais sobre o álbum e o artista. Ao ler críticas e reviews dos lançamentos, é possível ter um conhecimento maior sobre o produto e apreciá-lo de uma maneira diferente. Afinal, com tantas opções disponíveis, é muito bom receber uma indicação do que é bom, e muitos blogs alternativos trazem verdadeiros tesouros da músicas!



MELHOR ERA DA MÚSICA

Ao contrário do que alguns críticos insistem em dizer, a música vive sua melhor fase e assim também será no futuro. Os amantes desta arte têm cada vez mais acesso ao que foi produzido no passado e enquanto isso novos artistas continuam a lançar materiais de boa qualidade, enriquecendo ainda mais as opções. De Bach, passando por Chico Buarque e chegando até Clarice Falcão, a música está cada vez mais rica para ser apreciada por qualquer pessoa e em qualquer situação.


Compartilhar

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *