segunda-feira, outubro 22, 2012

Cuidados com a saúde dos Bateristas



No Fórum CifraClub foi publicado uma lista de alguns problemas de saúde que os bateristas em geral estão expostos se não estiverem atentos. Sabemos que, independente do instrumento que você utilize, você deve tomar os devidos cuidados com seu corpo, pois afinal, seja na bateria, guitarra ou flauta, se o seu corpo não estiver bem, sua música também não estará. Confira algumas precauções:

Volume Muito Alto: Leva o baterista a perda de audição. A perda de audição é um problema muito sério para o músico que tem como principal instrumento a audição, tem como principal sintoma um leve zumbido no ouvido que vai aumentando com o passar do tempo se continuar ouvindo sons muito altos, posso falar isso por experiência própria, por pura "iguinorância" eu achava que o retorno tinha que ficar muito alto pra mim poder descer o braço na batera, isso é totalmente errado, prejudica e muito a saúde auditiva, com muito custo consegui eliminar esse zumbido, mas não reparar a perda auditiva.Tive que ficar sem tocar por 3 meses para poder diminuir esse zumbido. 

Solução pra quem gosta de descer o braço: Um abafador de ouvido resolve e nada de fone de ouvidos muito altos!!!

Lesões: Muitos bateristas começam a sentir dores musculares quando estão tocando, isso é serio e pode trazer grandes problemas futuros. 

São causadas por simplesmente segurar de forma errada a baqueta, alongamentos errados, formas erradas de se fazer uma técnica, falta de postura ao se sentar e etc... Se sentirem dores quando estiverem tocando parem imediatamente de e veja o que esta fazendo de errado e se as dores estiverem muito fortes procure um médico, porque se continuar tocando sentindo dores, poderá trazer sérias lesões que podem impedir de tocar por toda a vida!!

Problemas na coluna: É outro sério problema na vida do baterista, seja por falta de conhecimento ou por pura "iguinorância". Muitos de nós sentamos e tocamos de maneira errada, forçando a coluna, isso irá trazer problemas até em outras partes do corpo, como por exemplo: pernas, braços e mãos.

Vou citar abaixo os principais problemas que ocorrem nos bateristas quando tocam por longo tempo de maneira errada.

- Cifose: é um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente;

- Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;

- Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;

- Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade, surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo;

- Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras, depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação que pode comprimir alguns vasos sanguíneos ou nervos.

Esses são problemas sérios que afetam a vida de vários bateristas por falta de informação.

Confira a postagem na íntegra AQUI
Compartilhar

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *