terça-feira, novembro 27, 2012

Há quanto tempo você não limpa sua bateria?



Limpar seu instrumento e conservá-lo é fundamental para garantir o bom funcionamento do mesmo. Pensando nisso, perguntamos: Há quanto tempo você não limpa sua bateria? Leia esse pequeno guia para auxiliar você na limpeza do seu instrumento.

1- Ferragens - Para conservá-los ou tirar a ferrugem:

Material Usado: 

WD- 40 (DESINGRIPANTE)
BOMBRIL- (lixas estragam muito, ou apenas para casos extremos use número 320) 
ESTOPAS/PANOS  

 Processo:( Fazer Limpeza contendo a  ferrujem) (exceto aros dos tons)

Primeiramente você terá que desmontar toda sua bateria, obviamente, separar as ferragens e aplicar o desengripante ( o melhor é o wd-40, encontrado em vários lugares por ai)  após aplicar o desengripante aguarde uns minutos para soltar a ferrugem, então comece a lixar, ( no caso de muito enferrujado será difícil sair todas as marcas, mas quanto mais você lixar melhor será o resultado) pois bem nessa parte do processo é  mais complicado, pois demora um tempo para lixar tudo. Use as estopas para ir limpando a ferrugem que sai durante o trabalho ( se você for mulher cuidado com as mãos ).
Depois de tudo lixado, com esponja de aço (ou com lixas 900 em casos extremos), você terá um brilho melhor e também menos  ferrugem. Depois de tudo feito e lixado passe bem a estopa para tirar o excesso de sujeira, e para melhor conservação aplique mais uma dose do desengripante.
Guarde as ferragens e passe para a próxima fase. (não se apresse, levei dois dias nas minhas ferragens, depois do trabalho) lembrando que este processo é apenas com ferrugem.

 Processo:(Limpeza sem ferrugem, apenas para conservar)

Bem, se você está sem ferrugem na batera, sorte a sua, mas é sempre bom conservar as ferragens por conta do tempo, passar um pano e aplicar o desengripante de vez em quando, dependendo das condições de uso. 
No caso de estar arranhado as ferragens, antes de aplicar o desengripante passe a esponja de aço COM CUIDADO (alguns casos de bateria na será eficaz, faça um teste antes)  ajuda nos brilhos. 


 2- Tons/Madeira e Peles - Limpar e conservar 

 Material Usado:

CHAVE DE APERTO
 PANOS/ESTOPAS

Processo: lustrar, tirar poeiras, retocar aros (casos específicos)

Primeiramente pegue seus tons, surdo e caixa-clara e coloque em algum lugar que não arranhe, um tapete talvez, em seguida tire as peles ( só faça isso se você souber afinar depois, ou tenha alguém que afine, se não, limpe sem tirar as peles).
 Com as peles em mãos observe seu estado, se elas estavam muito apertadas, ou estão muito gastas aparentemente, é aconselhável troca-las por novas, mas se não for possível, o melhor a fazer é não retirá-las pois pode compromete-las ainda mais.
Se você optou por tirá-las limpe com um pano seco a parte de dentro da madeira, os aros também limpe com um pano seco, dependendo o estado de conservação poderá haver alguns "descascadinhos" na pintura, principalmente a caixa clara, se houver você pode retoca-las com tinta da cor. Após feito esse processo, se trocada a pele ou não, lustre a parte externa da bateria, ( alguns revestimentos podem ser frágeis, aplique apenas produtos adequados para cada caso, para não danificar tudo.) Feito isso monte parcialmente de volta, aproveite e afine os tons novamente.

- Dica importante: No caso da caixa clara cuidado sempre com a esteira, pois ela pode comprometer o som se manuseada erroneamente, se você observar falhas nela é aconselhável trocar.
- Dica importante: No caso do bumbo, se você costuma usar algum tipo de abafador de almofada ou panos,  aprendi num vídeo que para obter um melhor timbre, o abafador deve ser colocado encostado apenas na parte do batedor. 


3 - Destalhes Finais - Pratos/Pedal - Ajustando do seu jeito

Após  parcialmente montada sua bateria, chegou a hora de ajeitar de acordo com seu gosto, primeiramente o local onde ela ficará deve ser firme e fixo, (para não ficar deslizando).
Os pratos você monta normalmente na altura desejada. lembrando que não é aconselhável aplicar produtos no mesmo, a não ser que seja específico. 
No pedal do bumbo é sempre bom observar o aperto do parafuso da mola, isso pode melhorar o desempenho do vai-e-vem" e também aplique um pouco de óleo de máquina no mesmo. Aperte bem no bumbo para que ele não fique frouxando na hora de tocar, se desejar aplique desengripante nas partes metálicas.

  4- Dicas finais 

Você pode fazer o mesmo processo das ferragens na parte de metal do banquinho.
Veja qual o melhor processo no seu caso.
Cuide com a umidade próximo a seu instrumento.

Informações retiradas do blog Projeto Música

Conhece outros métodos para limpar a bateria? Compartilhe conosco seus conhecimentos, comente!
Compartilhar

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *