quarta-feira, novembro 07, 2012

Estreia: Música Para Quem Ouve




Bem vindos a mais nova sessão do blog do Instituto Bateras Beat Fortaleza que se chama “Música Para Quem Ouve”. Nessa sessão quem vos fala é P.H Barcellos professor do Instituto, esse mesmo que terá a difícil missão de tentar traduzir em palavras o que é dito através de harmonias, melodias e batidas, trazendo observações sobre discos clássicos da música mundial, novidades lançadas  na última semana, na última hora, no último minuto e tudo que envolver música e expressão musical, seja ela cantada, falada, gritada, escrita ou simplesmente sentida! Então fique a vontade e se envolva com toda expressão musical que sairá dessa sessão. Do autor que vos escreve, eu, P.H. 


“Estou ficando louco de tanto pensar
 estou ficando rouco de tanto gritar
 estou ficando louco de tanto pensar
 estou ficando rouco de tanto gritar”

 “AA UU – Titãs “


Pra quem sabe e quem não sabe, tenho uma banda chamada Zero85 e esses dias tivemos a oportunidade de dividir o palco duas vezes com a famosa banda brasileira de rock Titãs! Claro que conhecia a fama dos caras como banda antiga que os mais velhos gostam. Eu conhecia de relance os sucessos radiofônicos “Cegos Do Castelo, Epitáfio, a regravação de É Preciso Saber Viver do Roberto Carlos” e sempre achei legal, não passava disso. Sabia que tinham um disco chamado Cabeça Dinossauro e uma música chamada  “Polícia” que parecia meio punk, passou batido, nunca minha atenção foi chamada. 

Sempre influenciado pela geração rock brasil anos 90/2000, nunca fui muito fã do rock clássico brasileiro oitentista, na verdade sempre achei meio brega! Mas voltando aos shows, logo depois do nosso show em Natal, voltei pra arena pra assistir os Titãs, sem muito interesse, os vi começarem a tocar a faixa “Cabeça Dinossauro”, logo em seguida “AA UU” e quando chegou na faixa “Estado Violência” que é a sexta do disco, fiquei sabendo que eles estavam tocando na íntegra um disco histórico de 25 anos, tocado por monstros do rock e eu já estava completamente entregue aos Titãs! Fiquei orgulhoso de saber que no Brasil existiu uma banda tão punk e agressiva quanto as gringas, senti falta nos dias de hoje de algo assim. Me perguntei: onde fica um Cabeça Dinossauro no mundo do “Aí Se Eu Te Pego” ou do “Tchê Tchêrêrê”? Assistia o show deles e me peguei lembrando de versos dos próprios que ouvi quando tinha 12 anos: 

Não importa contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então

Ou

O gênio da última hora,
É o idiota do ano seguinte

Quando cheguei em casa fui logo atrás do documentário que o Branco Mello fez sobre a vida e carreira dos próprios Titãs chamado “A Vida Parece Uma Festa”. Filmado desde o começo dos anos 80, no documentário mostra bastidores de gravacões de discos como “Jesus Não Tem Dentes Nos País Dos Banguelas”, clipes, videos de programas ao vivo, como quando eles estão no programa da Hebe Camargo que pergunta “– O que vem a ser isso? Isso é punk é?” e Paulo Milkos logo respondo “ – Não, isso é Sonífera Ilha”! Logo vi o que foi realmente uma banda com atitude Rock N’Roll no Brasil, atitude essa que eu só conhecia nas bandas gringas! Fui atrás dos discos e posso dizer que “Cabeça Dinossauro”, “Titanomaquia” e “A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana” figuram comos uns dos melhores discos do rock brasileiro, esse tal de rock o qual eu me orgulho muito de ser um correligionário, quase ativista  desse estilo que é quase uma religião, num Brasil de 2012 em que o rock está praticamente morto e enterrado! 

Então, fica a dica, valorize o seu país e o que é produzido por aqui, valorize sua própria inteligência antes de dar o play, aqui no Brasa tem muita coisa boa pra se ouvir ,de todas as épocas e estilos. 

Compartilhar

Um comentário :

  1. Muito bom!
    Fui da geração que curtiu Titãs... e continuo "Cabeça d Dinossauro". É rock brasileiro. E quer queira ou não somos todos descendentes destes senhores precursores do rock brasileiro.

    ResponderExcluir

Contato

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *